2ª Fase

Sailor Moon R (Romance ou return)

Esta fase é marcada por dois pontos que serão descritos a seguir:

Serena e suas amigas começam a série ainda desmemoriadas, nem desconfiando de que algum dia já foram guerreiras e salvaram o planeta de um futuro cruel. Mas um meteoro cai na Terra, e o nosso mundo novamente se encontra em perigo. Dentro deles estão dois seres extraterrestre Ail e An e uma planta muito poderosa, a árvore Makaiju. Eles vivem basicamente da energia desta árvore e esta árvore por sua vez também precisa de energia para sobreviver. Acreditam que precisar da energia humana para viver. E então somos vitimados, a sermos meros supermercados de energia, sofrer novamente, agora nas mãos desses terríveis alienígenas e seus monstros vampiros sugadores de nossa força vital.

A princípio os dois gatos guardiões queriam poupar as meninas de reviverem novamente como guerreiras, mas infelizmente é inevitável. Lua desperta a memória de Serena primeiramente e depois as demais, que entram em cena para derrotar os novos inimigos. Na escola onde Serena estuda, Ail e An são apresentados como os novos alunos transferidos de um outro país. Usam desse disfarce para ficar mais perto dos humanos e assim planejarem meios de obter energia. Ail se apaixona por Serena e Ann por Darien que ainda não tem sua memória recuperada mas não quer dizer que nossa guerreira chorona não tenha quem a proteja.

Nesse meio tempo surge o Cavaleiro da Lua e que Serena desconfia ser mais um disfarce de Darien para poder ajudá-la em seus confrontos com o inimigo. Muitas lutas se seguem até que finalmente Serena fica frente a frente com Ail e An e não tendo saída revela sua identidade como a guerreira do amor e da justiça, Sailor Moon, deixando os inimigos em choque e ao mesmo tempo isso faz com que Darien que estava junto dela, comece a recordar de sua memória, seu passado. Ele tenta defender Sailor Moon em sua forma frágil, mas acaba sendo ferido e desmaia. Nesse momento Cavaleiro da Lua aparece e revela-se como a memória de Darien e se une a ele. Ail e An lutam contra Sailor Moon com todas as suas forças até que a grande árvore acorda e se manifesta sua consciência e se volta contra Ail e An os atacando como forma de puni-los por todas as maldades que fizeram.

Ao desferir seu ataque contras os aliens, Ann se sacrifica e coloca-se na frente de Ail, e morre em seu lugar. Makaiju então pede a Sailor Moon que use seu poder para purificá-la e desta forma usa seu último poder para reviver Ann e se reduz a um pequeno arbusto que é levado pelos aliens para um novo lugar no espaço onde pudessem recomeçar sem raiva , sem ódio em seus corações já que eles se descobriram apaixonados um pelo outro e a força desse amor poderia trazer uma nova esperança para ambos.

BLACKMOON

Serena e Darien têm um encontro. Passeiam de barco no lago do parque. Ao sair, Serena finalmente está pronta para beijar seu amado apaixonadamente. E ele acontece porém ele é interrompido de uma forma nada convencional. No céu, se abre um portal e dele cai uma garotinha de cabelos cor de rosa direto na cabeça de Serena e o beijo termina de ser dado nessa recém chegada. Serena fica furiosa e se pergunta quem é a tal garotinha. E ela responde: sou a Serena, o que deixa tudo ainda mais confuso.

Na verdade ela é Rini, a pequena dama, vinda do século 30, da cidade de Tóquio de Cristal, para levar o cristal de prata para o futuro. Seguindo Serena até em casa, ela usa seu gato , na verdade um dispositivo robótico chamado Bola Lua que tem mil utilidades e numa dessas utilidades usou para fazer uma lavagem cerebral na família da Serena, fazendo com que a família pensasse que ela era uma parente. Desde então ela fica morando com a pobre Serena que sabe que ela não parente coisa nenhuma. Mas Rini não veio sozinha. Dentro de uma nave não identificada o clã Black Moon: as irmãs Ayakashi (irmãs da maldade) Cooan, Beruche, Kalaberas e Petz e o malvado Rubeus. Eles vem em busca do “coelho” (Rini) e também do cristal de prata.

As irmãs da maldade são as contrapartes das sailors já que dominam os mesmo elementos, sendo assim : Cooan o lado negro de Marte, Beruche o de Mercúrio, , Karaberas o de Vênus e Petz o de Júpiter. Elas descem à Terra para lutar, mas são todas derrotadas e, graça ao cristal de prata de Sailor Moon, todas se tornam garotas normais com uma nova vida. Rubeus, tentando acabar com as sailor raptando-as, morre na queda de sua nave. Sailor Plutão, faz sua primeira aparição e salva as guerreiras da queda.

Com isso, os outros integrantes do Clã Black Moon chegam do futuro: Príncipe Diamante e seu irmão Safiro, mais a bela apaixonada e de risada escandalosa Esmeralda. Sailor Plutão, a pedido de Rini, transporta a todos até o futuro onde o cenário não é nada bom: cidade destruída, rainha raptada e o reino invadido pelo Clã Black Moon. Rei Endymion (Darien no futuro) revela que Rini na verdade é sua filha com a Nova Rainha Serenity, o que deixa Sailor e Tuxedo Mask , em uma situação bem complicada diante de todas as outras guerreiras. A única forma de salvar o reino seria através do cristal de prata, mas este desapareceu quando foi tocado pela Rini. Ao lembra de tal fato, ela se sente culpada e foge do palácio sendo atraída pelo Grande Sábio (que de sábio aí não tem é nada >.< )

Aproveitando desse momento de de fraqueza da pequena dama e dos sentimentos de culpa que estavam em seu coração Grande Sábio aproveita para manipular a garota e a despertar para o mal como  Black Lady a leva de volta ao passado. Esmeralda decide acabar com Sailor Moon e com a ajuda do Grande Sábio se transforma em um dragão, mas acaba sendo derrotada. Safiro, cansado de ver o irmão sob os domínio desse mestre decide acabar com o clã, mas antes de tentar sequer conseguir é morto pelo Sábio. De volta ao passado , as sailors ficam diante de Black Lady pela primeira vez e percebem se trata de Rini . Não conseguindo trazê-la de volta,Sailor Moon é presa por Diamante, que tenta hipnotizá-la para que se apaixone por ele, sem sucesso já que Sailor Moon consegue resistir ao poder dele e com que Diamante perceba que está sendo usado pelo Grande Sábio, que chega e atira em Sailor Moon. Diamante a protege e morre em seus braços.

Todas as sailors são atacadas por Black Lady e Serena resolve usar o cristal de prata para se transformar na Nova Rainha Serenity e, com a ajuda de Darien convencer Rini de que ela é amada e querida. Voltando ao normal, Rini começa a chorar por todos os problemas que causou, quando algo inesperado acontece e nos remete a um dos momentos que na fase classic foi emocionante: tal como Serena que ao chorar por Darien estar ferido e atrai para si os cristais arco-íris dando origem ao cristal de prata, as lágrima de Rini também se transformam no cristal de prata do futuro, que não foi perdido, mas tornou-se parte de seu corpo quando o tocou.

Com a união dos dois cristais de prata, estando Serena como Nova Rainha Serenity, e Rini, agora também com veste reais, usam de toda sua força e juntas direcionam o poder dos cristais contra o Grande Sábio, derrotando-o.
Chega então o momento de Rini retornar para casa e entre abraços e lágrimas ela atravessa o portal que a conduz de volta para Tóquio de Cristal e lá estão esperando por ela seus pais e as guerreiras. Rini corre diretamente para a direção de sua mãe que a recebe em caloroso e saudoso abraço.